terça-feira, 28 de agosto de 2012

"Seguidores procuram-se"

   Andava aqui a vaguear (mais uma vez) pela blogsfera quando encontrei uma rapariga que no seu recente blogue (com apenas três dias) questionava-se se seria normal ainda não ter nenhum seguidor. Anormal seria se o seu blogue com apenas três dias tivesse uns 100 seguidores... ter um blogue (e como vocês sabem) é muito mais que escrever umas simples mensagens. Penso que ter um blogue é como ter uma planta. É preciso tomar conta dela, ter paciência para vê-la crescer (por vezes muita paciência mesmo), é saber dar as quantidades necessárias de "água/sol" que necessita - escrever com uma certa regularidade mas sem excesso ou seja: quantidade não significa qualidade! É preferível escrever regularmente com uma ou duas mensagens (por exemplo) que escrever logo umas dez mensagens seguidas sem nenhum sentido, nem anexo ( e nós ao depararmos-nos com tais mensagens sem sentido até nos perguntamos: mas porque raio quero eu saber disso??). Eu bem sei que quando criamos um blogue um dos objectivos é partilhar de tudo um pouco com outras pessoas e saber que há pessoas que partilham da nossa opinião/gosto e é sempre bom saber que há seguidores e alguém que comenta as nossas publicações (isso também alimenta um blogue) mas ter uns mil seguidores por exemplo não significa que esses mil seguidores na prática visitam e comentam regularmente o nosso blogue, mais uma vez quantidade não significa qualidade! O meu conselho para todos os que estão a dar os primeiros passos neste mundo é ter paciência e não desistir de continuar a alimentar a vossa planta.


E qual é a vossa opinião sobre este assunto?

9 comentários:

  1. Concordo contigo é preciso muita paciência para ver um blog crescer. Acho que um blogger deve mostrar a sua essencia e esperar pelas pessoas que realmente se identificam com eles. Porque elas acabam sempre por chegar.
    Há pessoas que só se preocupam em ter um número elevado de segudires, nem que para isso tenham que seguir todos os blogs que lhes aparece pela frente, para ver se esses blogs seguem de volta. Ter um número de segidores elevado eleva o ego a muita gente, o que não faz sentido, porque afinal é só um número.
    É claro que cada um tem objectivos diferentes quando fazem um blog e quem sou eu para julgar.

    ResponderEliminar
  2. Concordo!
    Com três dias já está a ficar um pouco impaciente. É preciso é criar um bom espaço com o qual a pessoa se identifique e seguidores irão aparecer, porque gostam e também se identificam com o blog :)

    ResponderEliminar
  3. :) já tenho blog à muitos anos e nunca me preocupei muito (ou nada) com seguidores. Faço-o por mim e para mim e continuo a faze-lo, se pelo meio, existirem pessoas que se identificam e gostem de ler, perfeito :)

    ResponderEliminar
  4. Acho que ando a pescar qualquer coisa! Será que o blogger paga a renda/prestação a esta gente conforme o número de seguidores/comentários?! É que se não, não entendo o fascinio pelo número. Claro que gostamos de ser lidos, caso contrário escreveriamos num diário em papel, mas não entendo essa fixação! Se o blogger me pagasse a prestação eu dedicava-me mais a ele e a ler outros blogs para aumentar as visitas/seguidores/comentários, mas como isso é apenas um passatempo para mim quem quiser lê que leia.
    E já vi tanta figurinha para atrair mais leitores, é o vale tudo!

    Bjokas

    ResponderEliminar
  5. Really?!
    Isto há com cada um...

    By the way, tu encontras todas as pérolas da blogosfera, primeiro foi a miúda sem notícias do namorado e agora esta xD

    ResponderEliminar
  6. Tens toda a razão, não poderia ter dito melhor! Para começar acho que a moça já criou o blogue com um objectivo errado, tornar aquilo num "hi5" para acumular visitas, seguidores e comentários... Eu comecei o meu como sendo um diário onde queria registar certos momentos da minha vida e claro que adoro ver os comentários e ter alguns seguidores...mas se de hoje para a amanhã aquele pessoal deixar todo de me "seguir" eu fico com a minha história, os meus pensamentos...um diário de viagem... Esses blogs vazios de conteudo chegam a uma altura que cansam, os outros e o próprio blogger...porque lá está foram criados com os motivos errados :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho a concordar com todas vocês! Criar um blogue como referi na minha publicação é muito mais que escrever e há muita boa gente que cria estes espaços na net apenas por outros motivos... mas cada um sabe de si mesmo!

    ResponderEliminar
  8. Eu concordo com o escreveste. O meu blogue não o escrevo para ter seguidores, escrevo para mim essencialmente, para que possa guardar tudo para ler e reler se quiser. O meu tem quase um ano, e tem pouco mais de 30 seguidores, o que importa é que quem por lá passa goste, e se se identificar, volte.

    ResponderEliminar
  9. Concordo... um blog é que nem uma planta. :)
    Tenho é pena do meu blog que já não recebe "água" à muito tempo, mas com a entrada neste mestrado mais difícil que sei lá o que... não tenho tido mesmo tempo nenhum, ufa...

    Mas tu continua... que eu gosto! =)

    ResponderEliminar